Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Contagem regressiva para o Natal.......mas e a ceia?

Prezados seguidores e leitores

Estamos nos aproximando do Natal, muitos presentes, confraternizações, coisas e tarefas a conccluir e o tempo vai ficando cada vez menor.

Como estamos em época de casa cheia, é bom ter sempre algo para oferecer aos nossos convidados ou mesmo àqueles que nos visitam inesperadamente.

Pensando nestas situações vou deixar aqui algumas dicas fáceis para quem deseja praticidade sem perder a sofisticação que esta ocasião pede:

Você pode manter neste dias de véspera de Natal, uma mesa com algumas guloseimas que não são tão perecíveis, monte pequenas tábuas de frutas secas como damascos, tâmaras recheadas com castanha do Pará ( compre as tâmaras sem caroço e coloque as castanhas no lugar deles), pistaches em casca e já salgados, mix de grãos como amêndoas, castanha de caju e amendoins, panetones, torrones e marshmallows. Para o panetone não ressecar mantenha-o em saco fechado.Você poderá montar uma mesa permanente até a noite de Natal se colocar tudo em potes ou pratos tipo queijeira com tampas. Estes produtos resistem ao calor, e luz. Se ficarem bem tampados os insetos não se aproximarão.

Na geladeira é bom ter sempre um bom vinho branco ou espumante para tomar durante o dia e que acompanharão bem tanto as opções salgadas quanto as doces de sua mesa permanente. Se for receber durante a noite, acrescente no momento da recepção frios finos como picanha e pato defumados, presunto cru e peito de peru, sempre acompanhados de frutas frescas, e um bom tinto, seco ou ligeiramente doce.

Mas se o seu caso é uma recepção maior na noite de Natal, você pode optar em encomendar sua ceia em restaurantes, confeitarias ou buffets ou preparar um cardápio com saladas de folhas e de legumes, duas opções de arroz sendo um branco e outro composto, duas opções de carne sendo uma branca e uma vermelha e duas guarnições. Para sobremesa funciona muito bem receber no Natal com algum doce que remeta à infância como pudins, bolos molhados e docinhos de festa que ficam bem sofisticados em forminhas natalinas, fáceis de encontramos em lojas de festas. As carnes precisam ter molho a parte ou já servidos sobre elas e as guarnições deverão ter ingredientes da época para caracterizar o seu jantar.

Em breve um cardápio completo e o passo a passo de seu preparo, aguardem novo post!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário