Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de março de 2011

Quaresma: Tempo de Peixe





Chega a quaresma e junto uma velha tradição que faz parte da nossa formação cultural, o hábito de comer peixes.

Desde tempos medievais, o jejum imposto pela Igreja que deveria ser de cerca de um terço do ano, restringia o consumo de carne e de derivados de animais como ovos e leites, para reforçar o dogma de que a carne era inferior. Apenas algumas raras exceções eram concedidas pelo clero como, por exemplo, a permissão de comer carne dada aos peregrinos, e trabalhadores.

A liberação de comer peixe era concedida pelo fato de acreditarem que o peixe não era sacrificado para doar sua carne, ou seja, não derramava seu sangue.

Como viemos de uma cultura fortemente ligada à nossa religiosidade, temos na Quaresma, período de 40 dias que se extende após a quarta-feira de cinzas, a maior expressão desta identidade cultural quando o assunto é o que podemos chamar de jejum dogmático. Acredito que este tipo de jejum também seja o início do que hoje sabemos como dieta.

Hoje em dia, este tipo de dieta não é mais frequente, as restrições foram quebradas e os derivados animais como a manteiga e os ovos foram incorporados na substituição da carne vermelha. Comer peixes, ovos e queijos deixou de ser uma dieta dogmática para ser uma dieta voltada à busca de uma vida mais saudável, mas mesmo que a religiosidade não seja mais o principal motivo para isto, na Quaresma o consumo de peixe é bem mais expressivo.

Temos à nossa disposição uma variedade grande de peixes e os avanços nos criadouros e na logística fazem com que consigamos ter um acesso amplo a estas variedades. Em Belo Horizonte temos o tradicional mercado de peixes na Lagoinha, ou do Bonfim como muitos conhecem. Lá é possível encontrar uma variedade grande de peixes e frutos do mar a preços interessantes. Na sexta feira da paixão existe a tradicional distribuição gratuita de peixes oferecida por comerciantes da região à população. Dura enquanto tiver peixe no estoque para a distribuição e é preciso levar uma panela ou sacola para levar o peixe pois eles não oferecem a embalagem! Se quiser conferir chegue cedo, a fila é grande e disputada!

Se quiser algo mais selecionado, procure os supermercados gourmets como Verdemar e Super Nosso. Seu setor de peixaria conta com peixes nobres e frutos do mar selecionados e seus profissionais especializados fazem toda parte de limpeza e corte dos peixes.

Mas Belo Horizonte não oferece apenas peixe para ser preparado em casa, apesar de não ser banhada por mar, temos excelentes restaurantes que oferecem em seus cardápios pratos à base de peixes e frutos do mar que são verdadeiros deleites para quem busca agradar aos olhos e ao paladar.

Há anos instalado na rua Rio Grande do Norte, o Badejo se firmou como uma referência em oferecer pescados de qualidade vindos diretamente do nosso litoral através de uma central de processamento. Seu cardápio traz de forma tradicional e elegante pratos como as moquecas, casquinhas de siri, bobós e grelhados onde o astro principal é o badejo.

Também com o mesmo peixe e oferecendo tanto opção para o serviço de quarto quanto em seu restaurante que além de hóspedes atende ao publico, está o Ouro Minas Palace Hotel com o seu restaurante Quinto do Ouro. Lá a estrela é o Badejo com Camarões e molho de açafrão.

Leve, de carne branca e firme, pouca gordura, sabor levemente adocicado e frágil, equilibrado e com o aroma característico do açafrão que nos leva a termos a sensação de estarmos à beira mar a cada garfada dada, este prato é um dos mais apreciados pelos freqüentadores do local que também conta com excelentes vinhos para acompanhá-lo.





Filé de Badejo e Camarões ao molho de açafrão - Restaurante Quinto do Ouro - Ouro Minas Palace Hotel


Para ambos restaurantes vale a pena ligar e reservar uma mesa. No badejo sugiro as que estão próximas às janelas de onde a luminosidade nos dá a impressão de estarmos em um quiosque na praia, no Quinto do Ouro sugiro uma mesa próxima ao piano que completa a noite com músicas de excelente bom gosto.

Seja em casa ou em um bom restarante, é tempo de peixe!



Moqueca de Peixe e camarões

Ingredientes

400 gr. Peixe em postas (se possível Badejo)
200 gr. de camarão Rosa
02 tomates maduros - picados
02 cebolas brancas grandes - picadas
Coentro picado
Cebolinha picada
Azeite doce
Colorau
Tempero alho/sal
Limão
Água fervente

Preparo

Esquentar 3 colheres (sopa) de azeite em uma panela se possível de barro.
“Queimar” o colorau, juntamente com o tempero alho/ sal no azeite.
Imediatamente colocar as postas de peixe, previamente regadas com limão.
Adicionar ½ copo de água fervendo; tampar por 5 min.
Adicionar o coentro, a cebola e o tomate, nesta ordem. Regar um pouco mais de azeite.
Deixar cozinhar por 10 min. em fogo forte, tomando cuidado para o peixe não “agarrar” (queimar).
Colocar os camarões Rosa, previamente regados com limão e aguardar mais 2 minutos.
Salpicar de cebolinha e servir com arroz branco e pirão.


Moqueca de peixe com camarões - Restaurante Badejo BH


Restaurante Badejo $$$
Rua Rio Grande do Norte, 836
Tel: 31 3261-2023
Restaurante Quinto do Ouro $$$
Ouro Minas Palace Hotel
Av. Cristiano Machado, 4001
Tel: 31 3429-4001


11 comentários:

  1. Carla Daniele9/3/11

    Excelente dica! estes pratos devem ser muito bons!

    ResponderExcluir
  2. Flávio Castro9/3/11

    Olá! adorei o post de hoje! já comi este prato no restaurante do hotel. Será que você pode dar a receita do molho???

    ResponderExcluir
  3. Maria Aparecida Barros9/3/11

    Gostaria de saber se existem outras lojas boas para compra de peixes e frutos do mar em belo horizonte. Você recomenda alguma outra além dos que vocÊ citou ?

    ResponderExcluir
  4. Angela Dias9/3/11

    Oi Juliano, costumo comemorar algumas datas especiais no hotel Ouro Minas, sei que lá tem uma promoção que cada dia você dá uma sugestão, queria saber se este prato faz parte desta promoção.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo9/3/11

    Oi Ju, como vai??? Nossa estou amando o seu blog! To morrendo de saudades de provar suas delícias! Beijos, Helena

    ResponderExcluir
  6. Bruno9/3/11

    Boa noite tudo bem? Recebi uma notificação do seu blog e entrei correndo para ver o que tinha de novo! Ta ficando muito bom, que legal ver você difundindo nossa gastronomia! Sucesso para você!!!

    ResponderExcluir
  7. Adorei este post!! Ótimas dicas, história, lindas fotos e receita apetitosa!! Abraço,

    ResponderExcluir
  8. Anônimo21/3/11

    Suas receitas dão água na boca,além de ter ótimas dicas!
    Seu blog está um sucesso!
    Beijos.
    Carina

    ResponderExcluir
  9. Anônimo23/4/11

    oi juliano meus parabéns pelo o site

    ResponderExcluir
  10. Anônimo23/4/11

    Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo23/4/11

    oi juliano meus parabéns pelo o site

    ResponderExcluir