Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Gastronomia Funcional - A união entre comer bem e ter qualidade de vida.




Atualmente, vivemos em um ritmo acelerado e sob fatores que afetam a nossa qualidade de vida. A alimentação inadequada e a falta de horários corretos para a alimentação, nos leva à beira de um colapso de saúde, e, a população precisa ter conscientizar-se de que uma mudança precisa ser tomada em relação aos hábitos alimentares.


A gastronomia funcional é a parte da gastronomia que se dedica a encontrar um equilíbrio entre a alimentação e a qualidade de vida das pessoas. Baseada em uma gastronomia dietética (aqui a palavra dietética significa as dietas em geral, e não os artigos dietéticos como adoçantes e reguladores), a gastronomia funcional trabalha os hábitos das pessoas e o que elas comem e busca uma melhoria entre estes hábitos e suas refeições.

Pessoas que possuem um ritmo mais acelerado precisam de alimentos bem equilibrados para dar energia e disposição, pessoas que não possuem tempo de se alimentarem bem, precisam de pequenas porções em uma freqüência maior de tempo, pessoas que podem comer bem e com tempo para isto precisam saber o que estão comendo. Estes são os princípios básicos da gastronomia funcional.

Outras características observadas na gastronomia funcional são o respeito e o conhecimento das tendências multiculturais e sazonais da população, a utilização e técnicas de preparo, manuseio e conservação de acordo com conhecimentos de química, física e bioquímica e também da nutrição.

Para que um alimento seja considerado funcional, ele precisa oferecer efeitos metabólicos ou fisiológicos contendo ou não um nutriente, proporcionando desenvolvimento, crescimento e manutenção no organismo humano.

Para aumentar a confiabilidade da gastronomia funcional, além de trabalharmos com ingredientes balanceados, podemos utilizar algumas técnicas de cozimento as quais também chamamos de funcionais pois são capazes de manter nos alimentos os nutrientes e as funções necessárias para que ele promova benefícios após ingerido. Grandes restaurantes já utilizam fornos combinados, microprocessadores com termostatos e banhos de baixa temperatura e cocção à vácuo que podem assar e cozinhar ao mesmo tempo diversos tipos de alimentos e de diferentes origens, seja animal ou vegetal, diminuindo tempo e utilizando temperaturas precisas, preservando assim estes nutrientes que farão do alimento um alimento funcional. Um exemplo da utilização de técnicas como esta eu poderia citar o Restaurante Quinto do Ouro no Ouro Minas Palace Hotel em Belo Horizonte.

Após instalarem fornos do tipo combinado em suas cozinhas, o hotel passou a oferecer para seus hóspedes e para o público que frequenta seu restaurante uma alimentação mais equilibrada, com ingredientes que passaram a apresentar sua estrutura nutricional preservada ao mesmo tempo em que segura por trabalhar com a relação das grandezas tempo/temperatura em níveis onde microorganismos não resistem e morrem deixando o alimento inócuo.



Outra vertente da gastronomia funcional é a união entre nutrição e alimentação através de adição de suplementos alimentares, na maioria das vezes naturais, como a clorofila em sucos, caldos, molhos, sobretudo em molhos mais contemporâneos e frios como o pesto e o coulis.

Em casa, podemos aplicar a gastronomia funcional de maneira fácil e habitual com a utilização de cozimento a vapor para legumes e vegetais, a utilização de sacos de PVC para assados de carnes que irão cozinhar o seu interior preservando os sucos nutritivos da carne, tornando-a macia e suculenta e privilegiando preparações frias, onde a estrutura dos alimentos não irão se alterar antes de uma hora de seu preparo.

Pense na gastronomia funcional como uma tendência, uma nova forma de se alimentar, lembre-se que o importante é aliar boa alimentação e qualidade de vida!





4 comentários:

  1. Anônimo5/2/11

    Olá, sou estudante de gastronomia e gostaria de saber um pouco mais sobre a gastronomia funcional, será que você pode me indicar alguma fonte de pesquisa?
    Obrigada, Amanda BH

    ResponderExcluir
  2. Antônio Castro5/2/11

    Gostei do tema! A cad adia os ramos da gastronomia vão tomando conta ...
    Será que num mundo cheio de fast food ainda poderemos ter a funcionalidade em destaque?

    ResponderExcluir
  3. Juliano5/2/11

    Prezado Antônio, acho que sim. Apesar dos fast foods que estão em cad aesquina, a gastronomia funcional tem sido valorizada mais que imaginamos! Grandes restaurantes e cadeias de alimentação ja estao se posicionando em relação a isto.

    ResponderExcluir