Belo Horizonte vem crescendo no cenário gastronômico brasileiro por representar uma cozinha moderna que lança mão da união entre tecnologia e tradição. A cada dia, a tendência de se criar uma cozinha politicamente correta, capaz de valorizar os princípios de sustentabilidade, preservar os valores humanos como tradição e cultura e principalmente transcender o óbvio sem ser uma exclusividade de poucos apreciadores, vem tomando espaço e revelando talentos cada vez mais expressivos.
Esta tendência traz consigo a necessidade de desenvolver dentro das cozinhas, novas formas de trabalhar com cada ingrediente e permite que as técnicas do passado se renovem e se adaptem a um mundo mais preocupado com desperdícios e com os elementos humanos que permeiam a concepção de um prato.
Você pode perceber que aqui não falo em regras, chamo estes métodos e todas as regras que a gastronomia criou para se padronizar de "formas de trabalho" . Isto por que a cozinha contemporânea e suas tendências se caracterizam por permitir a mistura de ingredientes, e também, por perder um pouco do forte vinculo com os rígidos métodos de preparo, fazendo com que o prato tenha um alcance maior e atinja partes diferentes da população. A cozinha contemporânea é a mais democrática de todas que já se viu, é uma cozinha livre, o que a torna adaptável a qualquer situação. A cozinha contemporânea permite harmonizações de bebidas ( sim, não apenas o vinho ) e dependendo da situação, pode ser criada no momento em que o pedido é feito.
Expressar a essência desta cozinha, em um cenário de tradições fortes como o a cozinha mineira, não é tarefa fácil. O Chef Guilherme Melo é um exemplo de que trabalho e persistência pode ser o segredo para um bom resultado.
À frente do Hermengarda, restaurante que leva o nome de sua avó, Guilherme põe em seus pratos a dose certa de tradição e memória com contemporaneidade e renovação.
Sua cozinha é moderna, dinâmica e muito bem elaborada. Traz em seus pratos combinações de sabores que podem ser uma agradável viagem para quem os come. Uma viagem de sabores onde a cozinha internacional se tropicaliza entre mandioca, queijo coalho, castanha do pará, pupunha e outros ingredientes tipicamente brasileiros.
Quem quiser conhecer melhor um pouco da cozinha contemporânea a minha dica é jantar no Hermengarda, mas antes tente faze uma reserva e quem sabe encontrar lugar próximo à Jabuticabeira no quintal da casa que abriga o restaurante e confere um charme a mais ao espaço. Minha sugestão é o filé de salmão em crosta de castanha do pará e de sobremesa a trouxinha de banana com creme de capuccino.
Restaurante Hermengarda - Chef Guilherme Melo
Rua Outono - 314
Carmo Sion
31- 3225-3268
Nenhum comentário:
Postar um comentário