Um Blog criado para dar dicas de cozinha ,lojas, restaurantes e serviços de gastronomia em BH e outras localidades. Aqui você pode encontrar cardápios, técnicas de cozinha profissional, pratos e acompanhar meu livro eletronico: Cozinha e Sustentabilidade. A Blog created to give cooking tips, shopping, restaurants and gastronomy services in BH and other locations. Here you can find menus, techniques of professional cooking, dishes and follow my electronic book: Kitchen & Sustainability.
Total de visualizações de página
26536
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
A roupa nova do Brigadeiro!
Faz tempo que qualquer festa de criança só é uma grande festa com a presença dele nas mesas, depois veio a vez dos adultos não abrirem mão deste delicioso doce em suas festas e agora até as mais sofisticadas festas, seja e crianças ou adultos e independente do que se comemora, o brigadeiro está presente. E que presença!
A elegancia se funde aos sabores e dá nome ao que se chama de "Brigadeiro Gourmet". Receitas com ingredientes pra lá de nobres e embalagens que oscilam entre finas e lúdicas fazem parte desta transformação deste cobiçado doce.
O doce, segundo as histórias populares, surgiu nas cozinhas de donas de casa e partidárias do Brigadeiro Eduardo Gomes em sua campanha eleitoral para agariar fundos para a mesma. Hoje, o que importa mesmo é com que roupa este doce vai à festa!
O método de preparo ainda é o mesmo e quanto mais artesanal melhor, se for cercado de rituais como separar uma panela só para fazer o doce, ou mexer o doce em uma direção apenas, fica mais interessante ainda!
Depois é preciso cuidar dos ingredientes, eles têm que ser nobres, exóticos, de alta qualidade e que causem uma sensação boa ao paladar de quem os come.
Para finalizar, a roupa nova. O bom e velho granulado que tanto caracteriza o docinho, cedeu espaço para lâminas de amêndoas, pistaches, avelãs, açúcares especiais, gergelim, café e até mesmo curry ou páprica, depende do gosto do freguês e é justamente o que mais chama a atenção quando se depara com estes doces.
Para chegar a uma receita de qualidade, é preciso que todas as matérias-primas sejam bem selecionadas, o principal da receita ainda é o leite condensado, o chocolate precisa ser com uma boa porcentagem de cacau, eu recomendo acima de 60% de cacau. Margarina, nem pensar! Manteiga é que deve ser usada. Depois disto, basta ser inventivo, criativo, inovador e abusar de misturas como especiarias, licores, temperos, sabores e frutas que irão dar ao doce o gosto que ele terá. Quanto colocar de cada ingrediente? Só o paladar poderá dizer! Divirtam-se!
Brigadeiro Goumet de menta e pistache
Receita:
1 lata de leite condensado
125 gramas de chocolate em barra, meio amargo 60% cacau de boa qualidade e procedência
1 colher rasa de chá de manteiga de boa qualidade
50 gramas de pistache
20 ml de licor de menta
Colocar em uma panela o leite condensado, a manteiga e o chocolate previamente derretido, levar ao fogo mexendo sempre até engrossar. Colocar o licor de menta e continuar a mexer até soltar do fundo da panela.
Virar em uma travessa, obrir com filme de pvc e deixar resfriar. Esperar n mínimo 12 horas para enrolar, isto faz com que os cristais de açúcar do leite condensado se reorganizem e mantenham mehor o ponto do doce depois de enrolado. Após enrolar passar no pistache e colocar em forminhas.
Marcadores:
brigadeiro,
cacau,
chocolate,
forminha,
forminhas,
gourmet,
manteiga,
meio amargo,
menta,
pistache
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ai Ju!!!!!!!!!!!! como vou fazer com o meu regime.
ResponderExcluirSó vc mesmo meu amigo, para me deixar com água na boca..... Te adoro!!!!!!!!!!!
Bjos.
Cibele.