Se um dia vier à Paris não deixe de visitar uma delas.
Andando pela cidade eu conheci algumas destas feiras e pude experimentar alguns destes ingredientes enquanto descobria cada curiosidade que as barracas poderiam apresentar.
Em uma delas, descobri que framboesa também pode ser amarela e que groselha também pode ser branca. Descobri que lagosta boa já deve estar preparada, prontinha para você pegar e sir comendo ou então viva, fugindo do feirante se escondendo entre ouriços e camarões. Ostras, escargots já prontinhos para serem degustados, lagostins e coquiles, todos bem enfeitados com algas trazidas do fundo do mar só para decorar as barracas e dar aquele certo aroma de litoral.
Para as entradas, você pode se perder de tantas opções, só de tomates nesta época do ano, as feiras podem oferecer 6 tipos diferentes, cada um para um tipo de preparação. Folhas bem variadas e como estamos no outono aqui em Paris, cogumelos de cores, tamanhos, sabores e especies diferentes. Basta usar a imaginação e pensr em um prato que combine com o frio desta época.
Para o principal, a escolha não é tão fácil, de um lado barracas com frutos do mar frescos e do outro um açougue gourmet montado com os mais elaborados cortes de carnes de coelho, avis raras, frango, pato, cordeiro, vitelo e boi. Tudo já limpo e no corte certo, com manda a tradição aqui! Nada de comprar a carne e ficar vendo o açougueiro limpá-la!
Mas, se quiser praticidade, também tem tudo já pronto, preparado à vista dos olhos mais exigentes, basta você escolher o seu prato e levar para casa ou então colocar tudo numa cesta e fazer um pic nic em alguma praça, ou no gramado da Torre Eiffel ou no Canal de Sant Martin, como fazem os parisienses!!
Não se esqueça de no caminho, comprar um bom vinho.
Au revoir!
Feira de Montorgueil - Rue Montorgueil 2 nd Distrito - Chatelet, Les Halles
Feira livre Rue Montmartre - Rue Montmartre 2 nd Distrito - Chatelet
Feira livre Rue Bretagne - 3th District - Arts at Métiers